Apnéia Obstrutiva do Sono: um fator de risco para a Aterosclerose!
Volume: 140, Issue: 2, Pages: 534 to 542 Date: Wednesday, August 03, 2011
Apnéia obstrutiva do sono (AOS) está independentemente associado com morte por doenças cardiovasculares, incluindo o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
O Infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são complicações da aterosclerose, portanto, sobre a última década, os investigadores tentaram desvendar as relações entre AOS e aterosclerose.
A Apnéia pode acelerar a aterosclerose pelo aumento dos principais fatores de risco aterogênico (mudanças degenerativas nas paredes arteriais). Por exemplo, AOS é uma causa reconhecida de hipertensão secundária e pode contribuir para a resistência à insulina, diabetes e dislipidemia. Além disso, dados clínicos e evidências experimentais em modelos animais sugerem que a AOS pode ter efeitos diretos pró-aterogênicas, induzindo à inflamação sistêmica, o estresse oxidativo, ativação de células liso vascular, a expressão de moléculas aumento da adesão, ativação de monócitos/linfócitos, carregamento de lipídeos aumentado em macrófagos, peroxidação lipídica e disfunção endotelial.
Vários estudos transversais têm mostrado consistentemente que AOS é independentemente associada com marcadores substitutos de aterosclerose precoce, a maioria deles na cama carótida. Além disso, o tratamento da AOS com CPAP (pressão positiva contínua nas vias aéreas) atenuará a aterosclerose carotídea, como tem sido demonstrado em um ensaio clínico randomizado.
Esta revisão fornece uma atualização sobre o papel da AOS na aterogênese e destaca as perspectivas futuras nesta área de importante investigação.
Artigo na integra!
Bom estudo à todos!
Ft. Renatto Alves
Comentários